segunda-feira, 23 de março de 2009

Passeio no Museu da Língua Portuguesa (08/03/09)

A língua Portuguesa sofreu influência Africana e Indígena.

A vida da gente é um pisco; pisca para mamar, pisca para estudar.
E quando agente morre vira hipótese.
Monteiro Lobato

Saudades de Tapuã.
Dorival Caimi
Coqueiro de Tapuã
Coqueiro
Areia de Tapuã
Areia
Morena de Tapuã
Morena
Saudade de Tapuã
Me deixa ...
Caju e Castanha
Eu tiro o coco
Quebro o coco
Rapo o coco
Eu como o coco
Eu não deixo o coco quebra
..
Eu tiro o coco
Quebro o coco
Rapo coco
Já to dentro desse coco
E deixo o coco vadiar.
Verdade Vergonha

O que falta nessa cidade...
Verdade
Que mais por sua desonra...
...honra
Falta mais que se lhe ponha...
...vergonha

O demo a viver se exponha por mais que a fama o exalta numa cidade, onde falta verdade, honra e vergonha. (Gregório de Matos)

Nossa língua nosso melhor retrato.
Em 1952, foi lançada a revista Manchete. Entre seus colaboradores estava Antônio Callado, Carlos Teles e Rubens Braga, para citar apenas alguns.
..
O americanismo chega ao Brasil
Uma aliança política estabelecida com os Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945) estimulou a estrada no Brasil de propaganda de hábitos de consumo e comportamento norte-americano no que se refere a língua, palavras e expressão em inglês foram se generalizando no vocabulário de crianças, jovens e adultos com intensidade crescente.
Arte de gramática da língua
A primeira edição da gramática da língua mais usada na costa do Brasil escrita pelo jesuita José de Anchieta Publicada em Portugal em 1595. Essa obra foi importante instrumento de aprendizagem da língua indígena pelos missionários.
..
Tipônio Significados
Anhambi (SP) Rios das anhumas (aves)
Itauçu (GO) Pedra Grande
Tucuruvi (SP) Gafanhotos verdes
Uberaba (MG) Rio brilhante, água
África, berço da humanidade. A espécie humana surgiu na África há cerca de 200 mil anos. Isso quer dizer que não há nenhum ser humano que não descende de africanos. Se ali nasceu a humanidade, ali também nasceu a linguagem humana. A África representa um quarto das terras emersas do planeta. Ao contrário do que muitos imaginam é um continente plurietinico multilíngüe e não apenas um continente negro.
..
Português brasileiro Português Europeu

Cara Pessoa Gajo
Ei você ai Ó pá
Pão com manteiga Prego
Pãozinho Papo-seco
Perder a paciência Passar dos carretos
..
Quantos a construção das palavras e das Orações.
A gente fala Nós falamos
Você fala Tu falas
Estou falando Estou a falar
Me passa o pão Passa-me o pão

Nenhum comentário:

Postar um comentário